Vencedor dos prêmios DESIGN FOR A BETTER WORLD e PRÊMIO OBJETO BRASILEIRO ::: Seleção Oficial Paris Design Week e PAD Deisng+Art

Tiago Braga - Foto: Lufe Torres

 

À frente da Oiamo, o artista, pesquisador e designer Tiago Braga desenvolve projetos autorais mobilizando grupos de artesãos e artesãs do extremo sul do Brasil. O processo transdisciplinar que ele denominou de Design Ancestral está ancorado em conceitos e práticas de diversas áreas desde antropologia, arte, arqueologia até literatura, cinema e música. A partir de etnografias realizadas com coletivos, Braga resgata e interpreta técnicas manuais  ancestrais - quase esquecidas - como um valor a ser preservado e atualizado. O ritmo da paisagem sulina linear acinzentada e o clima frio que é tão diferente do Brasil Tropical - um país feito de diferenças - formam as visões poéticas de cenários, texturas e pessoas que o impulsionam. O propósito é refletir sobre os fenômenos culturais do ponto de vista dos sujeitos e ser guiado por sua intuição e seus insights em contato com estes coletivos em um processo criativo que respeita a expressividade do tempo, da matéria-prima local e simbólica, na integralidade do seu manejo e espiritualidade, que são transmitidos através da oralidade, de geração em geração, manifestados pelo saber-fazer.

 

Associação Ladrilã - Foto: Antonio Rocha

 

Raízes locais, impacto global: A força transformadora da arte

A participação da Oiamo nos palcos internacionais de Paris, Milão, Londres e Nova Iorque destaca não apenas a excelência do design brasileiro, mas também seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade ambiental e social, e a preservação da herança cultural do extremo sul do Brasil.

Em outubro de 2024, a Oiamo estreou com a sua marca na prestigiada PAD London | Design + Art, feira dedicada exclusivamente ao design do século 20 e contemporâneo, em Londres, representada pela galeria franco-brasileira Brazil Modernist / Pereira & Matis. A participação com a coleção Arandu Estelar ganhou grande destaque em matéria publicada no renomado jornal Financial Times. A mesma galeria já havia representado a Oiamo, em abril do mesmo ano, na PAD Paris | Design + Art, apresentando a escultura luminosa Ybatinga Reluzente, uma homenagem à cultura dos povos indígenas do Pampa brasileiro, em colaboração com o coletivo de artesãs da Associação Ladrilã para o Projeto Raiz.

 

Arandu Estelar - Foto: Lufe Torres

 

Ybatinga Reluzente - Foto: Sabrina Gabana

 

Em sua segunda participação na Paris Design Week, realizada em paralelo à feira Maison et Objet, Tiago Braga apresentou a Coleção Rizomas na exposição Uma coleção para Frans Krajcberg. A mostra ocorreu em setembro de 2024 como parte de The Collector’s House, uma iniciativa da bref, design art, que integrou a programação oficial do evento. A Oiamo havia estreado em Paris no ano anterior, em 2023, participando da curadoria inaugural da semana de design.

 

Rizomas - Foto: Lufe Torres

 

Durante a Semana de Design de Milão 2024, a Oiamo participou de duas exposições. A marca apresentou a coleção Fio das Águas na exposição coletiva Is One Life Enough?, organizada pelo Isola Design Festival. Desenvolvido em colaboração com o coletivo de artesãs da Associação de Mulheres Redeiras do extremo sul do Brasil, o projeto destacou a importância da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental por meio do uso consciente de recursos naturais. As criações foram feitas a partir de redes de pesca de camarões recicladas, uma demonstração clara do compromisso com o upcycling, que também resgata técnicas artesanais tradicionais e valoriza as comunidades locais de artesãs.

 

Fio das Águas - Foto: Lufe Torres

 

Também durante o evento de Milão, a Oiamo participou da exposição Coccoloba, organizada pela ApexBrasil, no Interni Fuorisalone, apresentando os bancos Turi. Feitos com madeira maciça de reflorestamento e incorporando a técnica japonesa milenar de carbonização, os bancos refletem a riqueza cultural e a diversidade indígena do Brasil.

 

Bancos Turi - Foto: Sabrina Gabana

 

As coleções da Oiamo são destaque em renomadas curadorias nacionais e colabora com profissionais e marcas de prestígio, como a FARM RIO, empresa brasileira sustentável de moda com forte presença internacional.

 

Projeto FARMRIO para loja da SAKS de NY - Projeto arquitetônico: Marcelo RosenbaumFoto: Divulgação FARMRIO

O tapete tecido e bordado à mão media 10m e foi feito com algodão vindo de resíduo da indústria têxtil e lã. Projeto FARMRIO para loja da SAKS de NY - Foto: Divulgação Oiamo

 

Estudo de tendências Suvinil Revela 2021 - Direção criatviva: Michel Lott - Foto: Andre Klotz

 

A Oiamo foi oficialmente nomeada pelo comitê da Global Sustainable Association (GSA) para o Kyoto Global Design Awards 2023 na categoria Best 100. Em 2022, a Oiamo recebeu Ouro no Prêmio Bornancini na categoria Impacto Positivo Econômico e Cultural, uma premiação em nível nacional promovida pela Associação dos Profissionais de Design do RS - APDesign.

 

Coleta de redes de pesca em Pelotas/RS para reciclagem do fio. Coleção para Breton/2022 - Foto: Lufe Torres

 

Artesã Lúcia das Graças e Sandra Mara na Oocupação 20 de Novembro em projeto para Breton2022 - Foto: Divulgação Oiamo

 

Coleção Oiamo para Breton 2022 - Foto: Divulgação Oiamo